sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

saiba como preparar a lancheira das crianças

Muitos pais ainda tem dúvidas de como preparar o lanche que seus filhos levarão para a escola, e ficar sempre atento à problemas como obesidade, pressão alta e má nutrição. Abaixo, seguem algumas dicas com opções saudáveis e nutritivas.

- Salgadinhos e doces já prontos são os alimentos mais práticos e modernos na hora de montar a lancheira das crianças. No entanto, por serem ricas em gorduras saturadas, sódio, açúcar, conservantes químicos e pobres em vitaminas e minerais, essas guloseimas podem acarretar problemas sérios à saúde dos pequenos.

- Obesidade, colesterol alto e hipertensão arterial são as consequências mais comuns da má alimentação em crianças. Mas também é possível que elas apresentem problemas de crescimento ou desenvolvimento mental, devido à falta de nutrientes necessários. A alimentação inadequada leva à falta de concentração, dificuldade de memorização e aprendizado.

- Os alimentos impróprios à saúde, consumidos com frequência e sem controle, proporcionam ao organismo da criança um aumento da quantidade de gordura corporal. Com o acúmulo, além da obesidade, o metabolismo tende a reduzir a produção do colesterol bom – HDL – e aumentar o colesterol ruim – LDL – na corrente sanguínea. O mau hábito alimentar pode trazer como resultado os males do colesterol alto e a hipertensão arterial já na infância, principalmente para os que possuem suscetibilidade genética.

Opções de lanches

Hoje, existem opções de lanches rápidos e saudáveis. Os alimentos devem ser bem acondicionados e as lancheiras devem ser térmicas para garantir a máxima qualidade e conservação dos mesmos.

- Sanduíche de pão integral com patê de ricota com cenoura e salsinha + suco de uva

- Iogurte de frutas com baixo teor de gordura + cookies integrais

- Leite achocolatado de soja + barra de cereais

- Maçã desidratada + nozes + torrada integral + queijo pasteurizado

- Torta de legumes + suco de laranja

- Bolo de chocolate com aveia + água de coco

Por hoje é só...tenham um ótimo final de semana

Nenhum comentário:

Postar um comentário