sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como arrumar a mala de viagem: dicas

1. Lave suas roupas no caminho

É fácil encontrar aquelas garrafas ou caixas de sabão em pó em tamanho ideal para viagem nas lojas e mercados. Se preferir, traga uma de casa. Mas a dica é lavar suas roupas na pia ou chuveiro de seu quarto de hotel/albergue, especialmente roupas íntimas e peças leevs. Pouco provável que vai ter um varal por ali, mas dá pra pendurar em qualquer lugar para secar – dá pra levar uma ventosa e grudar em qualquer parede. Um truque simples que vai fazer suas roupas “renderem” muito mais na viagem.

2. Saiba exatamente o que você deve levar

Tem muita gente que prefere levar o máximo de coisas para o caso de esquecer algo essencial. Um conselho? Pra toda viagem, faça uma lista! Crie uma relação de tudo que você realmente vai precisar na viagem seguinte e vá riscando as que forem pra mala. Não tem erro. E o resultado vai ser bem melhor.
PS: Se você manja inglês, vale olhar e guiar-se por essa listinha super útil.

3. Saiba o que não levar

É fácil enfiar tudo que vem à mente na mala e achar que tudo está resolvido – mas calma lá! Tem certas coisas que você deve pensar duas vezes antes de jogar na bolsa. Pra que levar 4 guias super grossos praticamente iguais? E pra que 6 perfumes diferentes? Pense na sua última viagem e tente lembrar o quanto de coisa da mala que você nem chegou a tocar. Aí vão mais algumas dicas:
- Opte pelos itens multiuso, tipo shampoo/condicionador, hidratante/protetor solar, maquiagem compacta etc.
- Evite grandes caixas e embalagens de produtos, melhor colocar num saquinho selado.
- Se sabe que o hotel vai oferecer itens de higiene pessoal, não leve aquele potão de shampoo na bolsa. E também divida pasta de dente, shampoo, sabonete etc com seu parceiro de viagem.
- Como regra geral, não carregue joias e objetos valiosos. Andar tapado de ouro e brilhante só vai chamar a atenção dos ladrões de plantão.

4. Esqueça os sapatos

Calçados têm formatos esquisitos, pesam e quase nunca podem ser dobrados, então tá na cara que não são os itens ideais para se ter numa mochila. Via de regra, não se deve levar mais de dois pares de sapato e ponto final. Assim: um par casual para andar todo dia e outro um pouco mais formal que dê para sair à noite, por exemplo. No máximo um chinelinho bem malhável se for pra praia. Sério, ninguém vai ficar olhando para os seus pés pra ver se mudou a cor ou tipo, especialmente se for andarilhar por lugares diferentes. Sendo confortável, é o que vale.

5. Vista seus items pesados; não carregue-os

Jeans, chapeus, botas e jaquetões nunca devem ficar enchendo espaço na sua mala quando puder ser usados no avião. Preocupado(a) em estar na moda? Bem, vale considerar o seguinte: você pode até embarcar parecendo um alpinista do Alaska, mas vai acabar tendo bem mais espaço na mala pra levar as coisas chiques e exclusivas que comprar para depois exibir pros seus amigos em casa.

6. Pese sua mala antes de ir pro aeroporto

Nada pior do que chegar ao aeroporto, tentar fazer o check-in e descobrir que sua mala passa do limite de peso permitido pela companhia aérea. Daí são duas opções: ou você retira e dá adeus a alguns dos seus pertences, ou paga o excesso de bagagem (se for permitido e, quando é, pode custar os olhos da cara!). Então pesar sua mala em casa é sempre melhor, pois dá pra trocar ou mudar os itens mais pesados de lugar e evitar um problemão. Use e abuse das farmácias com balança ou compre sua portátil em qualquer boa loja especializada.

7. Não dobre suas roupas, enrole-as!

Dobrar geralmente amarrota e deixa marcas nas roupas, e também não é a melhor maneira de maximizar o espaço de sua mala. Começando de baixo pra cima, enrole suas camisas, calças e vestidos em pequenos tubos bem justos, que vão ser bem mais fáceis de caber na sua bolsa. E não ter que procurar um ferro de passar depois vai ser uma ajudinha bem-vinda.

8. Atenção pras regras de segurança

Pelo menos uma boa consequência surgiu em decorrência daquelas chatinhas regras de segurança na aviação que obrigaram os passageiros a não carregar líquidos em embalagens de mais de 100ml: acabamos criando o hábito de usar miniaturas e deixando de lado aqueles megapotes medonhos. Mesmo para malas que forem despachadas, vale a pena optar por potes e vidros pequenos para seus artigos de higiene. Se puder comprá-los no seu destino, tanto melhor – não vai ocupar espaço nem na ida, nem na volta.

9. Deixe espaço para ou suvenires

Se você tem um lado consumista mais aflorado, não dá pra não pensar no espaço reservado para os presentinhos trazidos da viagem. Mais uma vez tem que cuidar o limite de peso/volume permitido, senão é capaz de você ter que deixar coisa no aeroporto! Agora se você realmente abusar (vai que você descobre um telão de plasma baratinho!), às vezes é bom considerar despachar os objetos por navio. Pode parecer uma opção cara logo de início, mas se levar em conta o peso e as tarifas e taxas que certas companhias aéreas podem cobrar pelo excesso (até US$ 100 por item!), de repente esse tipo de despacho pode até compensar.

10. Nada de deixar pra última hora!

Jogar pilhas de roupas e livros dentro de uma mala é a causa mais comum de um over-packing. Comece separando suas roupas uma semana antes de sua partida. Assim vai dar tempo pra você decidir o que realmente precisa, lavar as peças mais urgentes e não ter que entrar em desespero, correr pra fechar a bendita e sair correndo!

11. Faça cópia das informações importantes

Se você fez toda sua pesquisa de viagem online, vale a pena copiar as seções mais relevantes em um documumento do Word. Aproveite e imprima em ambos os lados da folha. Isso vale também para recomendações de bares, restaurantes e outros lugares essenciais.

12. Considere a possibilidade de chuva

Carregue um mini guarda-chuva or espere até chover em seu destino e compre um. Em muitas cidades, há dezenas de vendedores de rua que vendem capas e sombrinhas. Mas esteja preparado para pagar mais que o “normal”, pois eles sabem o quanto você está necessitado.

13. Lembre-se das bolsas de pano

Se você realmente quiser ter mais opções de bolsas do que sua mala de mão, uma boa ideia podem ser as bolsas de pano, fáceis de carregar e que, em emergências, podem servir como saco para as roupas sujas e sapatos, e também como bolsa para fazer compras. Fora que são ecologicamente corretas.

14. Xales e echarpes podem substituir jaquetas

Mesmo nos destinos de verão, as noites podem ser um pouco frias. Xales, echarpes e cachecóis podem ser boas alternativas para os mais pesados casacos, jaquetas, moletons e cardigãs. E ainda dão uma incrementada boa no visual para uma saída à noite.

15. Escolha uma mala macia

Uma mala mais dura pode até ser melhor para guardar itens mais frágeis, mas no geral malas e bolsas mais macias e moles dispõem de mais bolsos, expandem de tamanho e têm mais espaço para enfiar mais objetos, e ainda com bom nível de durabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário